Inscrições abertas para o II Fórum Internacional de Integridade 19/09/2024 - 15:39
As inscrições para o II Fórum Internacional de Integridade estão abertas. O evento organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Coordenadoria de Governança, Riscos e Conformidade, será realizado nos dias 17 e 18 de outubro no auditório do Tribunal Pleno. Toda a programação também será transmitida ao vivo no canal da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) no YouTube. Serão emitidos certificados para todos os participantes, tanto na modalidade presencial quanto remota, mediante inscrição e preenchimento da lista de presença. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio deste link.
O objetivo do fórum é tratar da integridade no Poder Judiciário e apresentar ações e políticas adotadas para o alinhamento das condutas dos diversos agentes públicos. A integridade pública tem como princípio a priorização do interesse público, buscando a entrega de resultados que espelham a prevenção, a detecção e o tratamento de ocorrências relacionadas a fraudes, corrupção e demais irregularidades.
Acesse o site oficial do II Fórum Internacional de Integridade do TJPR.
O II Fórum Internacional de Integridade contará com a participação de autoridades e especialistas de referência, tanto nacionais quanto internacionais. Entre os palestrantes está Robert Chesnut, ex-procurador de Justiça do Departamento de Justiça dos EUA, ex-diretor de Ética do Airbnb e autor do bestseller “Integridade Intencional: Como Empresas Inteligentes Podem Liderar uma Revolução Ética”.
Outros dois palestrantes principais confirmados são a ouvidora-geral da União, Ariana Frances Carvalho de Souza, e o juiz do Tribunal de Justiça da União Europeia e professor da Faculdade de Direito Nova de Lisboa, Nuno Piçarra.
Confira aqui a programação completa do evento.
Edição anterior
O primeiro Fórum Internacional de Integridade foi realizado em agosto de 2023 e contou com pouco mais de 15 palestrantes e cerca de 400 inscritos. Na ocasião, o TJPR lançou o Programa de Integridade da Instituição.
O evento contou com a presença do ministro Luiz Fux, que foi homenageado por sua trajetória na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), entre setembro de 2020 e setembro de 2022, celebrando também os dois anos de vigência da Resolução n° 410 de 2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu sistemas de integridade no âmbito do Poder Judiciário.
Conforme a Resolução, as ações de integridade visam prevenir, detectar, punir e remediar atos de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos no âmbito do Poder Judiciário, promovendo a transparência e a confiança na atuação do sistema judicial.